sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Necessidades ou desejos?


Leia este post ouvindo: Before You Die - Bad Religion



"Eu preciso de". Uma colocação tão simples que aparentemente revelaria apenas algo de que necessito. Porém essa inocente frase pode ser considerada um perfeito reflexo da sociedade atual. Uma sociedade egoísta e individualista.

Uma câmera, um celular, um computador: muitos dizem que precisam desses itens. Não que não os possuam, mas querem os novos, aqueles que estão na moda. Enquanto isso, há pessoas morrendo de fome. Fome crônica. E não é necessário ir até a África para se deparar com esse triste cenário. Nas cidades brasileiras há milhares de pessoas nessa situação. Elas não buscam câmeras nem celulares: só querem ter seus direitos garantidos e suas necessidades básicas supridas.

Nos tornamos seres tão centrados no nosso ego que transformamos nossos desejos em necessidades. Há algum tempo, as pessoas queriam comprar carros: hoje elas precisam deles - até para percorrer distância ínfimas, como de casa até padaria. Com o advento tecnológico, nosso rol de necessidades cresceu. Ferramentas supérfluas tornaram-se essenciais.

Perdidos na ânsia de suprirmos nossos desejos necessários, nos esquecemos dos outros. Esquecemo-nos de que há pessoas as quais não tem sequer suas reais necessidades atendidas. O que eu preciso? Apenas aquilo que todos nós precisamos: um mundo mais solidário.

Você pode tornar esse mundo mesquinho mais solidário. Que tal levantar-se do pc e ajudar seus pais, irmãos ou amigos a fazer alguma coisa? Mas, antes disso, não se esqueça de comentar! ;D

PS: Este hipócrita que vos fala deve ser o primeiro a ir ajudar alguém.

PS2: Tenho uma notícia boa e uma ruim. A boa é que falta só um mês para o vestibular. A ruim é que falta só um mês para o vestibular. o.O

Até mais! =D

sábado, 8 de novembro de 2008

Sobre a dualidade Arte-Ciência


Leia este post ouvindo: Celtic Spirit - Blind Guardian


"A arte não é a verdade. A arte é uma mentira que nos ajuda a compreender a verdade."

Pablo Picasso


Uma definição perfeita dada por alguém que entende do assunto: Pablo Picasso. Mas deixando os gênios de lado, [aqueles mesmo, do último post] e voltando para a esfera dos mortais, o que seria "arte"?

As obras artísticas são uma reprodução da nossa visão de mundo que nos auxiliam a entendê-lo. Você pode ler um livro simplesmente para se divertir, mas, mesmo que inconscientemente, retira dele ensinamentos que acaba utilizando na sua vida prática. E tal fato não se restringe aos livros. Esculturas, pinturas, músicas: desde que se proponha a observar, a analisar e a refletir, você perceberá como essas obras estão impregnadas de sentido.

Assim como a arte, a ciência foi uma ferramenta desenvolvida para nos ajudar a entender o meio no qual nos inserimos. A finalidade de ambas é a mesma, elas se diferem apenas no modo de atingir o objetivo.

No "modelo artístico" é valorizada percepção subjetiva de cada um. Cada pessoa tem uma visão diferente acerca dos fatos e um modo diferente de exteriorizá-la. São criadas diversas "mentiras": mas o intuito é que através da reflexão sobre elas, possamos compreender melhor a realidade.

No campo cientifíco não há espaço para subjetivismos: a análise é fria, objetiva e direta. As conclusões devem ser retiradas a partir de experimentos e devem condizer com os modelos pré-existentes. Caso acabem divergindo de algo já proposto, é necessário o desenvolvimento de uma nova hipótese que permita explicar de forma eficaz o que foi observado.

Uma não se sobrepõe a outra. Apesar de todas as diferenças, são ferramentas complementares. É como a dualidade onda-partícula da física. Ou como os pólos magnéticos de um ímã. Ou como o feijão com arroz do seu almoço.

Arte, ciência. Ciência, arte. Dois meios com o mesmo fim.

PS: Achou estranho e confuso? Eu também.

PS2: O NSN continua mudando. [A passos lentíssimos, é verdade.] Depois dos vestibulares eu prometo tentar colocar um layout mais interessante por aqui!

PS3: A música realmente não tem nada a ver com o post...xD
Isso é tudo, pessoal!