sábado, 8 de novembro de 2008

Sobre a dualidade Arte-Ciência


Leia este post ouvindo: Celtic Spirit - Blind Guardian


"A arte não é a verdade. A arte é uma mentira que nos ajuda a compreender a verdade."

Pablo Picasso


Uma definição perfeita dada por alguém que entende do assunto: Pablo Picasso. Mas deixando os gênios de lado, [aqueles mesmo, do último post] e voltando para a esfera dos mortais, o que seria "arte"?

As obras artísticas são uma reprodução da nossa visão de mundo que nos auxiliam a entendê-lo. Você pode ler um livro simplesmente para se divertir, mas, mesmo que inconscientemente, retira dele ensinamentos que acaba utilizando na sua vida prática. E tal fato não se restringe aos livros. Esculturas, pinturas, músicas: desde que se proponha a observar, a analisar e a refletir, você perceberá como essas obras estão impregnadas de sentido.

Assim como a arte, a ciência foi uma ferramenta desenvolvida para nos ajudar a entender o meio no qual nos inserimos. A finalidade de ambas é a mesma, elas se diferem apenas no modo de atingir o objetivo.

No "modelo artístico" é valorizada percepção subjetiva de cada um. Cada pessoa tem uma visão diferente acerca dos fatos e um modo diferente de exteriorizá-la. São criadas diversas "mentiras": mas o intuito é que através da reflexão sobre elas, possamos compreender melhor a realidade.

No campo cientifíco não há espaço para subjetivismos: a análise é fria, objetiva e direta. As conclusões devem ser retiradas a partir de experimentos e devem condizer com os modelos pré-existentes. Caso acabem divergindo de algo já proposto, é necessário o desenvolvimento de uma nova hipótese que permita explicar de forma eficaz o que foi observado.

Uma não se sobrepõe a outra. Apesar de todas as diferenças, são ferramentas complementares. É como a dualidade onda-partícula da física. Ou como os pólos magnéticos de um ímã. Ou como o feijão com arroz do seu almoço.

Arte, ciência. Ciência, arte. Dois meios com o mesmo fim.

PS: Achou estranho e confuso? Eu também.

PS2: O NSN continua mudando. [A passos lentíssimos, é verdade.] Depois dos vestibulares eu prometo tentar colocar um layout mais interessante por aqui!

PS3: A música realmente não tem nada a ver com o post...xD
Isso é tudo, pessoal!

0 comentários: