sábado, 27 de dezembro de 2008

Faça física e seja feliz!

Leia este post ouvindo: The End of the Line - The Offspring

[Sim, a proximidade com os vestibulares desespera qualquer um. Para relaxar um pouco, nada melhor do que escrever. E para felicidade de todos e o alívio geral da nação, digo ao povo que não haverá referências escatológicas neste post.]

Amanhã. 8 da manhã. O começo do fim. Podem ficar tranquilos, o mundo vai continuar aí, do mesmo jeito que está. O que vai ter seu fim iniciado naquele fatídico horário é o meu sofrimento: finalmente poderei destruir, decapitar, aniquilar o terrível monstro mitológico de dez cabeças que me aterroriza desde antes do ano começar: o vestibular.

Deixando meu hiperbólico início de lado, hoje eu queria falar sobre a minha escolha. As motivações, as incertezas, os medos que um futuro aluno do curso de física enfrentou ao fazer a sua [acertada] escolha.

Para aqueles que acompanham o blog há mais tempo, lembram [ou não] de que eu era um engenheiro eletricista [quase] convicto. O curso abria um grande leque de possibilidades, além de ser um campo que realmente me interessava. Mas ainda havia "os poréns". Eu sempre quis pesquisar e tinha sérias dúvidas se a engenharia me permitiria seguir por tal caminho. E além disso, a área da física pela qual me interesso não é abordada nos cursos de engenharia.

Mas... Eu, você e torcida do Corinthians sabemos que o mercado pra quem faz física é muito mais restrito do que para o aluno de engenharia. O engenheiro pode trabalhar em uma vasta área e, se o cara for bom e for do interesse dele, pode até dar aula de física. [Sacana!] Sem contar que o retorno financeiro pra quem faz engenharia é muito mais rápido também.

Nesse exato momento começou o combate interno. O Leo realista objetava que a engenharia abriria um campo muito mais vasto, dava um retorno financeiro muito maior e era perfeitamente possível que, no futuro, eu fizesse o curso de física. O Leo idealista contra-argumentava que a segunda sempre fora o que eu realmente queria, que a universidade para onde eu gostaria de ir tinha programas de pós-graduação na área e que se eu desistisse iria me arrepender o resto da vida.

Como eu sou um cara mais realista, o idealista venceu a batalha. [Psicologia reversa, saca?] E amanhã idealista fará a prova que garantirá meu ingresso Universidade Federal de Viçosa. Essa certeza toda não provém de nenhum idealismo, mas de três longos anos de preparação. Agora, que venha o dia da d, o dia da verdade, o começo do fim: estou mais do que preparado para ele.

Acabou. Esperem um Leo mais "postante", um NSN em constante mudança e nenhuma paranóia pré-vestibular! Enquanto isso eu espero comentários.

PS1: Feliz natal atrasado e ano novo adiantado para todos os leitores do NSN! Esse pode ter sido o último post do ano e com certeza foi a última PPV! Até mais!

0 comentários: