sábado, 19 de abril de 2008

I'd like to think the world...

Como você completaria a frase acima? Como gostaria que o mundo fosse? Se tivesse o poder de mudar qualquer coisa, desde o sistema político do seu país até o nome do seu time favorito, o que mudaria?

Essas perguntas estão martelando na minha cabeça nesse exato momento. Obviamente não disponho do incrível poder de transformar o mundo num estalar de dedos. Mas o poder da imaginação eu tenho. [Acho que tá até sobrando...]

Então, aperte os cintos. Prepare-se. A viagem começa aqui. [Em todos os sentidos da palavra.] Seja bem vindo à Leolândia!

Para começar, placas como "Não pise na grama" e "Proibido jogar lixo neste local" seriam abolidas para todo o sempre. As pessoas [Todas, sem nenhuma exceção] seriam providas de algo mágico chamado consciência. Se você quer jogar algo fora, obviamente irá procurar uma lixeira. Se existe um caminho onde passar, mesmo que seja um pouco mais longo, você não pisará na grama.

Além da consciência, todas as pessoas teriam mais paciência. Seriam mais educadas umas com as outras no trânsito, na hora de fazer uma compra ou ao "estar atendendo" o operador de telemarketing.

O capitalismo selvagem deixaria de existir. O socialismo autoritário também. Os dois modelos mostraram se fracassados. O primeiro permite que poucos vivam com muito mais do que precisam, enquanto nega a grande parte as necessidades básicas. O segundo é lindo na teoria, mas na prática não funciona.

Países e nacionalidades não existiriam. Brasileiros, finlandeses, chineses... Essas palavras perderiam os seus significados. Seríamos todos humanos, cidadãos do mundo, sem carregar qualquer rótulo advindo da região em que nascemos.

Guerra de sexos também não existiria. Todos os homens reconheceriam os talentos e habilidades do sexo feminino, assim como as mulheres também reconheceriam os talentos masculinos. Finalmente todos entenderiam que os homens não são melhores que as mulheres, nem as mulheres são melhores que os homens: eles se complementam, sendo igualmente capazes, hábeis e belos.

Nada de guerras, corrupção, violência. Seríamos seres mais preocupados uns com os outros. Existiria uma política no estilo de "O seu bem estar é o meu bem estar".

O respeito a natureza seria um princípio básico. O conceito de desenvolvimento sustentável existiria na prática. Indústrias que poluíssem o ambiente seriam fechadas. Caça e pesca esportivas seriam proibidas. [O que há de esportivo em machucar e matar outros animais?]

E, como não poderia faltar, os dias teriam 48 horas. Pra dar pra aproveitar tudo de bom que a Leolândia tem a oferecer.

Imagine mundos diferentes, e continue tentando melhorar o nosso. E diga o que achou da viagem até o meu! =D

0 comentários: