segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Simples humanos

Leia este post ouvindo: Ficção Científica - Capital Inicial

SuperInteressante do mês em mãos. Um garoto ansioso, louco para devorar cada página da revista nova. Abriu, folheou, parou. Uma reportagem em especial chamara sua atenção: "Quando os gênios foram burros". É óbvio que falar de "burrices" ditas por caras como Galileu, Newton e Einstein não ia dar em boa coisa. Havia muitos leitores que ficariam enraivecidos vendo seus ídolos sendo "difamados". O menino não estava nem aí. Adorara a reportagem.

O garoto em questão, [como vocês, eu e a torcida do Flamengo já sabem] sou eu. O porquê gostar de uma reportagem que mostrasse "erros" cometidos por cientistas tão renomados é simples: tais pessoas fizeram descobertas tão importantes que criou-se uma aura envolta delas. Quando ouvimos falar em Einstein, ninguém imagina que um dia ele já foi um espermatozóide, igualzinho à mim e à você. Só lembram de suas idéias geniais, da revolução na física provocada por ele e, é claro, da sua foto completamente despenteado e com a língua de fora.

Não busco diminuir os feitos realizados por esses pesquisadores. Os três que citei fizeram descobertas que mudaram a nossa percepção de mundo: a Teoria Heliocêntrica, as Leis de Newton, a Teoria da Relatividade Especial. É indiscutível que essas idéias foram de suma importância para promover o desenvolvimento tecnológico que alcançamos, mas...

Por diversas vezes, [na expressa maioria delas, pra ser mais exato] nos esquecemos que todos eles foram, antes de tudo, humanos. Sentiam medo e felicidade; tinham suas crenças e seus [pre]conceitos; bolavam teorias revolucionárias e cometiam erros crassos.

As descobertas feitas por eles são tão importantes que as pessoas se negam a acreditar que homens tão inteligentes possam ter cometido algum erro na vida. Talvez, por esse motivo, a reportagem da revista seja tão chocante para alguns.

Todos se lembram que errar é humano; mas parecem ser poucos os que ainda lembram que os gênios também são.

PS: NSN de cara nova, gostaria que vocês dissessem o que acharam do novo estilo do blog. Aberto a críticas, comentários, sugestões! =D Até mais, moçada!

PS2: Primeiro post com foto no NSN! UHUL! ;D

0 comentários: