quinta-feira, 16 de abril de 2009

Feeling Alive

Leia este post ouvindo: O Dia em que a Terra parou - Raul Seixas

Ser vivo. Sim, eu sou um desses. Mas, afinal o que faz de mim algo vivo?

[Não, eu não estou falando de células, mitocôndrias e de retículos endoplasmáticos rugosos.]

Seriam meus sentimentos? [Românticos...] Ou simplesmente o fato de pensar? [Remetendo ao "Penso, logo existo." de Descartes] Mas e se isso tudo não passa de uma ilusão criada por supercomputadores? [Matrix!]

Quando se passa grande parte do dia sozinho, tendo muito o que fazer mas sem fazer efetivamente nada, você começa a fazer tais perguntas. Se houvesse uma maneira de eu me ausentar do mundo só no dia de hoje e voltar amanhã como se nada tivesse acontecido, ninguém teria sentido a minha falta. Isso é fato. Mesmo pensando e sentindo, é como se eu simplesmente não tivesse existido por hoje.

No fim das contas, os seus pensamentos e sentimentos não fazem a menor diferença se não houver alguém que os reconheça. De que adiantaria este blog se eu tivesse absoluta certeza de que ninguém lê o que eu escrevo aqui? O verdadeiro propósito do blog é definido simplesmente por você, leitor. Você dá sentido à essas palavras soltas que eu deixo aqui periodicamente.

E no fim desse dia, desse hiatus de 24 horas, finalmente eu pude me sentir vivo. Conversei com meus pais, minha namorada, meus amigos. Nesse momento eu existi. Havia pessoas que me reconheciam, sem as quais eu não passo de poeira cósmica. São eles que me fazem ser o que sou. Sem elas eu não existo. Literalmente.

E no fim das contas, ouso dizer que Descartes estava errado ao dizer "Penso, logo existo". O que me faz existir são as relações que estabeleço com aquelas pessoas que são importantes para mim.

Inexistindo, contrariando Descartes, falando coisas sem muito nexo. Esse sou eu.

PS1: Você pode até não acreditar, mas um desenho animado ajudou a desencadear essa reflexão.
PS2: Ah, cara, eu tenho que agradecer todo mundo. Quem lê essa bodega, quem me aguenta diariamente... Valeu, moçada!
PS3: É acho que isso é tudo. Até mais pessoal!

0 comentários: