quinta-feira, 16 de abril de 2009

Uma nova promessa

Leia este post ouvindo: Dançando no Campo Minado - Engenheiros do Hawaii

Já tem um tempo que eu tô pensando em postar sobre "bobagens físicas" que eu andei lendo por aí. Uma hora dessas acho que Newton está se revirando no túmulo. São sites, revistas e livros contrariando as leis da física, confundindo a cabeça de milhares de estudantes e contribuindo ainda mais pela má fama dessa ciência.

A web é uma ferramenta que pode mais confundir do que explicar. Muito cuidado ao pesquisar na grande rede. Qualquer louco pode explicar fenômenos físicos da maneira que bem entender e publicar na net. Sempre que for fazer uma pesquisa procure um site confiável. Veja se algum colega já o conhece. Procure saber sobre quem escreveu o artigo. Será que ele possui uma formação adequada para escrever aquele assunto?

Fique atento também com as revistas. Quem normalmente escreve as matérias são jornalistas e não físicos. Portanto, é perfeitamente possível que um conceito ou outro não venha explicado com a rigidez necessária. É importante não aceitar passivamente o que está escrito. Faça perguntas, procure inconsistências nas teorias apresentadas. Não vá assimilando tudo que lê como se fosse uma verdade incontestável.

Nem mesmo os livros escapam ilesos. Outro dia estava lendo o romance "O Mundo de Sofia". Há um trecho em que o autor explica porque uma bolinha para quando você a joga sobre uma superfície horizontal. Segundo ele, isso ocorre devido a força gravitacional que atua sobre a bola. Isso é um erro grave. A força responsável pela desaceleração da bolinha é o atrito existente entre esta e a superfície. O autor foi, no mínimo, descuidado ao inserir este tipo de explicação em seu livro.

Por essas e outras, eu quero começar a escrever sobre física aqui no NSN. Eu não tô falando de posts superextensos, com termos complicados que não fazem a mínima diferença pra quem tá lendo. Eu quero que vocês, leitores, mandem dúvidas e sugestões sobre assuntos que eu possa escrever. Procurarei explicar tudo de uma maneira simples, mas de acordo com os principios físicos.

Mas como saber se o que você vai postar aqui será confiável?

Pergunta inteligente. Para evitar que eu poste algo errado, antes de publicar o texto eu vou submetê-lo a algum professor para que ele avalie a qualidade do escrito. O material será revisto antes de vir parar nas páginas do blog. Mas caso você discorde de algo que foi dito é só comentar ou mandar um email que eu responderei com o maior prazer.

Eu sei que essa é mais uma promessa e que eu tô pior do que político. Mas estou particularmente interessado nesta e realmente gostaria de pô-la em prática. Porém, para tal, a sua participação é vital. Se você tem alguma dúvida sobre algum fenômeno físico comente aí ou envie para o email leoassismorais@hotmail.com. Em breve eu espero trazer a resposta de uma maneira simples, descontraída e, o mais importante, de acordo com todas as leis da física.

Dessa vez não precisa comentar, só perguntar!

0 comentários: