segunda-feira, 27 de abril de 2009

A Lenda dos 10%

Leia este post ouvindo: The Idiots Have Taking Over - NOFX

Seres humanos usam, em média, 10% do cérebro.

Quando eu vejo gente que crê numa besteira dessas eu quase acredito também. É incrível como as pessoas engolem esse tipo de informação. Eu até poderia concordar com ela, mas antes sou obrigado a fazer algumas perguntas. Quem realizou a pesquisa que chegou a esse resultado? Como ela foi feita? Quem foi o gênio que usou 100% da cuca para servir de comparação?

Apesar de ter ouvido a informação algumas vezes, nunca encontrei viv'alma capaz de responder tais questões. O interessante é que partindo desse pressuposto - de que nós usamos apenas 10% da nossa capacidade cerebral - as pessoas chegam a algumas conclusões, no mínimo, hilariantes.

Uns dizem que Einstein utilizava 20% do cérebro. [Mas ninguém explica como se chegou a tal conclusão.] Outros vão além: afirmam que, caso usássemos 100% do nosso "poder cerebral", seríamos telepatas e telecinéticos. [Traduzindo: eles afirmam que poderíamos nos comunicar e mover objetos utilizando apenas a força da mente.] Todos especulam, mas ninguém explica.

Outro problema da frase é o "em média". Existem mais de 6 bilhões de indivíduos no planeta. Faz algum sentido em falar em média nessa situação? O grupo em questão é grande e demasiadamente heterogêneo para falarmos em qualquer tipo de média.

Enfim, essa história de 10% é uma das maiores babaquices inventadas nos últimos tempos. Mostre que você usa 100% da cachola e pare de acreditar em informações sem o menor fundamento como essa.

Portanto não fique triste se você tem apenas dois neurônios. [Como eu.] Ao menos, eles trabalham com 100% da capacidade. [Eu suponho...]

Post escrito 27/04, às 00:20.

0 comentários: