segunda-feira, 12 de maio de 2008

O cérebro é uma lixeira!

Cérebro. Um dos nossos órgaos mais fascinantes e misteriosos. Diversas pesquisas já foram feitas para descobrir como funciona esse órgão tão fundamental para nossa vida. Memória, sentimentos, raciocínio lógico... tudo isso depende dessa massa cinzenta que você tem aí na cabeça. E mesmo sendo um órgão tão importante, a pessoa que vos escreve ainda tem a audácia de dizer que ele é uma lixeira. Expliquemos melhor, antes que alguém me acerte uma pedrada.


Lixeira é o local onde você coloca tudo aquilo que não presta. [É bem verdade que por diversas vezes jogamos na lixeira algo que ainda pode ser aproveitado, mas, na teoria, devíamos jogar nela apenas aquilo que não tem mais utilidade.]


Tu quer dizer que eu só tenho merda na cabeça?


Calma, calma, não priemos cânico. [Que muita gente tem só merda na cabeça é verdade. Mas eu duvido que esse seja o seu caso, estimado leitor...] O que eu quero dizer é que, assim como uma lixeira, o nosso cérebro também guarda uma infinidade de coisas inúteis. Digo mais: o cérebro tem mais facilidade para guardar as coisas inúteis do que aquelas que realmente importam.


Um exemplo básico são as tão mal faladas fórmulas de física. [Que eu tanto gosto...] Pergunte a uma pessoa que já conclui o Ensino Médio há uns cinco anos e que não trabalha na área de exatas. Mesmo sem saber quase nenhuma dessas fórmulas, provavelmente ela se lembrará que a "puta velha não rejeita tarado", mas não deve ter a menor idéia de que pressão vezes volume é igual número de mols vezes constante vezes temperatura. Mesmo depois de anos sem estudar aquela matéria, a pessoa ainda lembra a fórmula. Porém uma fórmula que não possui um "macete" assim a gente acaba esquecendo antes mesmo do dia da prova.


Até com músicas isso acontece. Frequentemente, eu acabo esquecendo uma parte ou outra daquela música bala que eu ouvi. Agora, as músicas chatas, irritantes e repetitivas eu só tenho que ouvir uma vez e pronto! Elas ficam o resto do dia na cabeça.


As piadinhas ridículas são facilmente memorizáveis. Você não dá uma risada depois de ouvir uma, mas é capaz de recontá-la com todos os detalhes uma semana depois. Mas, na hora da prova, é uma dificuldade absurda pra lembrar da matéria que você estudou no dia anterior.


Macetes toscos, músicas irritantes, piadinhas sem graça. Tudo guardado no nosso querido cérebro. Ele continua sendo um órgão misterioso, fascinante e vital. E a maior lixeira do corpo humano.


Recicle o lixo do seu cérebro! [Quem sabe o lixo é útil!] E comente! [Sem atirar pedras no garoto que disse que o cérebro é uma lixeira. Ele normalmente não usa o dele.]

0 comentários: