quinta-feira, 13 de março de 2008

Os elétrons somos nós!

Cargas de mesmo sinal se repelem. Esse é o princípio fundamental da eletrostática. [E é o tipo de informação que pirralhos adoram sair arrotando por aí para fingir que são inteligentes.] E [quem diria!] tem tudo a ver conosco, pobres humanos.


Leo e seus papos malucos... Dá pra explicar o que raios a física tem a ver comigo? Eu nem gosto de física!


Muita hora nessa calma, caro leitor. Como você leu no título desse post, os elétrons somos nós. Num corpo, os elétrons tendem a ficar o mais distante possível um do outro, devido a força de repulsão elétrica. Com os humanos ocorre a mesmíssima coisa.


Num ônibus, por exemplo. Duas pessoas podem sentar numa mesma poltrona. Mas todo mundo chega e se senta em um lugar onde ninguém tenha sentado. Só quando não há mais lugares completamente vazios, é que alguém se atreve a sentar-se ao lado de outra pessoa.


Hoje, na minha aula de inglês, mais um exemplo claro. Quando cheguei na sala, havia umas quinze cadeiras e cinco alunos. NENHUM estava sentado ao lado do outro. Havia, no mínimo, a distância de uma cadeira entre meus colegas. Mais uma vez, a "força de repulsão humana" entrava em ação.


Ahn... Tá bom. Finjamos que eu esteja acreditando nisso. E aquele casal que eu vi na última festa? Do jeito que eles tavam juntos, era impossível haver uma força de repulsão entre eles!


Com certeza não havia. Nesse caso, eram "cargas opostas". E como você já sabe, pelo mesmo princípio fundamental da eletrostática, cargas opostas se atraem. Isso a física também explica.


E enquanto a física explica, você comenta. =D

0 comentários: